Registrar estágio no SIARE
Todo estágio obrigatório ou não obrigatório deve ser registrado no SIARE pelo(a) aluno(a). Os casos de estágios de alunos que não possuam matrícula regular serão tramitados e registrados diretamente pelo DIP.
Registro no SIARE de Termo de Compromisso de Estágio (TCE) com bolsa PIBE paga pela UFSC
O supervisor do estágio contemplado com a bolsa PIBE deverá repassar ao(à) estudante selecionado(a) as seguintes informações para registro no site:
- Modalidade do estágio: não obrigatório;
- Data de início do estágio (a combinar entre as partes);
- Data de término do estágio de acordo com a vigência da bolsa PIBE;
- Jornada semanal: 20 horas;
- Jornada diária máxima: 4 horas;
- Disciplinas relacionadas: deverão ser informadas ao menos três disciplinas do currículo do curso que tenham relação direta com as atividades a serem desenvolvidas no estágio;
- Estágio realizado na UFSC: sim.
- Em Setor/Departamento/Área: informar o local onde o estágio será realizado (ex.: Laboratório XXX/CTC);
- Sem envolvimento de Agente de Integração;
- Responsável pelo pagamento da Bolsa: UFSC;
- No campo “responsável pelo pagamento da Bolsa”, informar uma das opções abaixo:
- Edital PIBE: informe o código da vaga, que é o número da solicitação que o servidor da UFSC fez no sistema PIBE composto por 4 dígitos.
- Acessibilidade: se a bolsa for concedida mediante liberação da PROAFE, para estudante com deficiência. (Verificar com seu supervisor).
- Recursos transferidos: quando o recurso para pagamento da bolsa for transferido para a PROGRAD pelo Centro de Ensino ou por um setor da Universidade (verificar a informação com seu supervisor).
- Dados bancários: o aluno deve informar dados de conta própria. NÃO INFORMAR O DÍGITO DA AGÊNCIA (se houver);
- Bancos que a UFSC realiza pagamentos: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itau, Nubank, Santander, SICOOB e Sicredi. Não serão aceitas contas conjuntas ou conta poupança do Banco do Brasil.
- Orientador: Professor da UFSC que será escolhido pelo estagiário e ficará responsável pela orientação do estágio, devendo ser um docente do curso do aluno;
- Nome do Supervisor na concedente: Servidor da UFSC que irá supervisionar as atividades diárias do estagiário;
- Título do estágio: “Estágio não Obrigatório na UFSC “.
- Plano de atividades que serão desempenhadas: detalhe as atividades que serão desenvolvias pelo aluno durante o estágio.
Após o registro do Termo de Compromisso de Estágio (TCE)
Após o envio do registro das informações no SIARE, a situação do pedido será “Aguardando Análise da Coordenadoria de Estágios do Curso” e só será alterada após o(a) coordenador(a) de estágios do curso analisar as informações do TCE e liberar o estágio. Caso sejam necessárias correções, a situação da solicitação será: “Aguardando correções por parte do aluno”.
Após a aprovação, a situação do TCE passará para “Aguardando recebimento de cópia assinada do TCE e do PAE”. Nessa situação o estudante deve iniciar o processo de assinaturas do seu TCE.
Para estágios com bolsa paga pela própria UFSC, todas as assinaturas devem ser digitais e pelo Assin@UFSC. Caso você tenha dúvidas sobre a ferramenta, siga o tutorial.
O aluno deverá acessar o SIARE, na área onde o seu documento estará na situação de ‘Aguardando Assinaturas’, clicar no ícone do documento (PDF) e:
- Clicar na opção Assinar e finalizar a ação por meio do assinaUFSC;
- Após assinado, clicar em Compartilhar, copiar o link e, então, compartilhá-lo com: Supervisor(a), Prof. Orientador(a) e Coordenadoria de Estágios do curso;
- A Direção do DIP será a última a assinar. Quando faltar somente a assinatura do DIP, enquanto Representante da UFSC, use o mesmo link de compartilhamento* e envie-o por e-mail para o DIP/PROGRAD, por meio do endereço dip.prograd@contato.ufsc.br, para que o documento seja assinado e inserido no SIARE** em até 7 dias úteis.
* Aceitaremos apenas o documento compartilhado com o link; arquivos em formato PDF serão devolvidos sem assinatura.
** Importante: o DIP realiza os pagamentos dos estágios com bolsa UFSC, portanto, é o recebimento do TCE no SIARE que garante o futuro pagamento da bolsa. As folhas de pagamento são geralmente fechadas em torno do dia 20 do mês vigente, assim, os documentos que chegarem para assinatura até o dia 19 serão inclusos para recebimento no mês corrente. Após essa data, o pagamento ocorrerá de forma retroativa na folha do mês subsequente.
O valor da bolsa será pago ao(à) estagiário(a) até o dia 10 de cada mês.
Para mais dúvidas, acesse a página: Entenda como funciona o estágio e o tutorial de preenchimento do SIARE.










