Como contratar um(a) estagiário(a)

1° Firmar convênio de estágio com a UFSC

O primeiro passo para contratar um(a) estagiário(a) é firmar um convênio com a UFSC.

Existem diversas modalidades de convênio. Clique na imagem ao lado para acessar os formulários.

Após o preenchimento dos campos indicados, o documento deve ser assinado e enviado em arquivo PDF para o e-mail do DIP (dip.prograd@contato.ufsc.br) .

Assinaturas

Os convênios de estágio e Termos de Convênio Simplificados (TCSs) devem adotar preferencialmente a assinatura Gov.BR (verifique aqui se sua conta no Gov.br está validada para utilizar a assinatura digital. Se ainda não tiver validado, siga as etapas disponíveis AQUI).

Caso não seja possível, pode-se adotar outra ferramenta de assinatura eletrônica ou, ainda, assinatura física e encaminhamento do arquivo digitalizado para dip.prograd@contato.ufsc.br. A UFSC assinará utilizando Assin@UFSC ou Gov.BR.

Dúvidas sobre o assunto podem ser enviadas para dip.prograd@contato.ufsc.br

Procedimentos para concedentes de estágio celebrarem CONVÊNIO DIRETO com a UFSC – sem intermediação de Agente de Integração (AGI).

Resolução Normativa nº 73/2016/CUn, de 7 de junho de 2016, artigo 9º, II, condiciona a realização de estágios pelos alunos de Graduação da UFSC à celebração de termo de convênio para formalizar a cooperação mútua entre a Universidade e a concedente de estágio.

Organizações e Profissionais Liberais que não têm convênio de estágio vigente com a UFSC devem acessar a página formulários, baixar o modelo de convênio adequado, preencher o documento nos campos indicados, assinar e enviar o arquivo PDF para o e-mail do DIP (dip.prograd@contato.ufsc.br) .

Lembrando que:

• Se a concedente for profissional liberal, deverá enviar no mesmo e-mail uma cópia do Registro no Conselho Profissional;
  • Se for Produtor(a) Rural ou Tabeliã(o), deverá anexar um comprovante de situação cadastral ativa no CEI, Inscrição Estadual ou afins.

Após análise do(s) documento(s), se estiverem de acordo, realizaremos o cadastro do convênio no SIARE e daremos um retorno sobre a situação.

Após o registro no SIARE o(a) estudante já pode acessar o sistema (https://siare.sistemas.ufsc.br/) e emitir o pedido de estágio, o qual passará pela avaliação da coordenadoria de estágios do curso.

2° Divulgação de vagas

Clique no link para acessar o tutorial para divulgar vagas no portal.

3° Registro do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) no SIARE

Todo estágio deve ser registrado no SIARE pelo(a) aluno(a). Para tanto, a concedente do estágio deve repassar ao(à) estudante selecionado(a) as seguintes informações:

• Modalidade do estágio: obrigatório ou não obrigatório.
  • Data de início do estágio.
  • Data de término.
  • Jornada Semanal.
  • Jornada diária máxima.
  • CNPJ ou CPF da(o) concedente.
  • Possui Agente de Integração (AGI)? Se sim? Qual o nome do AGI e do representante do AGI?
  • Valor da bolsa.
  • Modalidade do auxílio-transporte:  Veiculo fornecido pela concedente ou pago em dinheiro? Diário ou mensal? Qual o valor?
  • Seguro:
  • CNPJ da seguradora.
  • Número da apólice de seguro.
  • Nome da seguradora.
  • CPF do(a) supervisor(a) na concedente.
  • Nome do(a) supervisor(a).
  • Profissão do(a) supervisor(a).
  • Título do estágio.
  • Plano de atividades que serão desempenhadas.