Como registrar um estágio com bolsa paga pela UFSC no SIARE

Registro do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) no SIARE

Todo estágio deve ser registrado no SIARE pelo(a) aluno(a). Para tanto, o supervisor do estágio contemplado com a bolsa PIBE deverá repassar ao(à) estudante selecionado(a) as seguintes informações para registro no site:

• Modalidade do estágio: não obrigatório.
  • Data de início do estágio a combinar entre as partes.
  • Data de término, de acordo com a vigência da bolsa PIBE
  • Jornada Semanal: 20 horas
  • Jornada diária máxima: 4 horas
  • Disciplinas relacionadas: Aqui deverão ser relacionadas pelo menos três disciplinas do currículo do curso que tenham relação direta com as atividades a serem desenvolvidas no estágio.
  • Estágio realizado na UFSC: Informar Setor/Departamento/Área onde o estágio será realizado (ex.: Laboratório XXX/CTC)
  • *Sem envolvimento de Agente de Integração
  • Responsável pelo pagamento da Bolsa: UFSC
    *Edital PIBE : Informe o código da vaga, que é o número da solicitação que o servidor da UFSC fez no sistema PIBE, composta por 4 dígitos.
    **Acessibilidade ou recursos transferidos: Se a bolsa for paga com recursos próprios do Centro/Setor ou de Acessibilidade.
  • Dados bancários: O aluno deve informar dados de conta própria.
  • Bancos que a UFSC realiza pagamentos: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itau, Nubank, Santander, SICOOB e Sicredi. Não serão aceitas contas conjuntas ou conta poupança do Banco do Brasil.
  • Orientador: Professor da UFSC que será escolhido pelo estagiário e ficará responsável pela orientação do estágio, deve ser um docente do curso do aluno.
  • Nome do Supervisor na concedente: Servidor da UFSC que irá supervisionar as atividades diárias do estagiário.
  • Título do estágio: “Estágio não Obrigatório na UFSC “.
  • Plano de atividades que serão desempenhadas: Detalhe as atividades que serão desenvolvias pelo aluno durante o estágio.

Orientações aos estudantes

Após o envio do registro das informações no SIARE, a situação do pedido será “Aguardando Análise da Coordenadoria de Estágios do Curso” e só será alterada após o (a) coordenador (a) de estágios do curso analisar e liberar o download do TCE;
Após a aprovação, a situação do TCE passará para “Aguardando recebimento de cópia e assinada do TCE e do PAE”

Assinaturas

Para estágios realizados por alunos da UFSC na própria universidade, todos devem assinar digitalmente pelo Assin@UFSCCaso você tenha dúvidas sobre a ferramenta, siga o tutorial.

O aluno deverá acessar o SIARE, na área onde o seu documento estará na situação de ‘Aguardando Assinaturas’, clicar no ícone do documento e:

1. Clicar na opção Assinar e finalizar a ação por meio do assinaUFSC;
  2. Após assinado, clicar em Compartilhar, copiar o link e, então, compartilhá-lo com: Supervisor(a), Prof. Orientador(a) e Coordenadoria de Estágios do curso;
  3. Faltando apenas a assinatura da Representante da UFSC, prof. Renata Goulart Castro, o mesmo link* deverá ser compartilhado com o DIP/PROGRAD, por meio do endereço dip.prograd@contato.ufsc.br, para que o documento seja assinado e inserido no SIARE** em até 7 dias úteis.

* Aceitaremos apenas o documento compartilhado com o link; arquivos em formato pdf serão devolvidos sem assinatura.

** Importante:  O DIP realiza os pagamentos dos estágios com bolsa UFSC, portanto, é a inserção do TCE no SIARE que garante o futuro pagamento da bolsa. As folhas de pagamento costumam ser fechadas em torno do dia 20 do mês vigente, assim, o pagamento é depositado na conta informada até o dia 10 do mês seguinte.

Para mais dúvidas, acesse a página:  Entenda como funciona o estágio e o tutorial de preenchimento do SIARE.