Alumni – Grupo de Trabalho elabora política de gestão de egressos da UFSC

17/03/2022 15:00

No primeiro semestre de 2021 o subgrupo de trabalho Egressos – constituído pelo grupo de trabalho Agentes de Comunicação – diagnosticou e apresentou à Administração Central a necessidade de um melhor aproveitamento do Portal de Egressos da Universidade, lançado em 2010 e sem atualizações desde então, o qual se propõe a ser canal de comunicação e monitoramento de nossos ex-alunos.

Deste modo, no dia 9 de novembro de 2021 foi emitida a Portaria nº 1733/2021/GR, a qual institui Grupo de Trabalho para elaborar a Política de Gestão de Egressos da Universidade Federal de Santa Catarina.

Após o recebimento da portaria de designação, foi realizada uma primeira reunião para alinhamento do grupo de trabalho. Dessa forma, foram definidas as seguintes ações:

a) Encontros semanais do grupo de trabalho;
b) Apresentação de trabalhos institucionais e acadêmicos sobre gestão de egressos na UFSC;
c) Definição de modelo de estrutura de política institucional;
d) Busca e leitura de política institucional de gestão de egressos de outras IES;
e) Escrita e discussão da política institucional.

A comissão, formada por servidores de diferentes setores da UFSC, vem discutindo pontos importantes, como a sensibilização da comunidade acadêmica sobre a importância dos alumni e a necessidade de divulgação sobre o que têm realizado após sua passagem pela UFSC. Outro ponto de discussão foi a estrutura documento constituinte da política, a qual ficou determinada:

1) Disposições preliminares (Status – Já realizado);
2) Princípios (Status – Já realizado);
3) Objetivos (Status – Já realizado);
4) Diretrizes (Status – A ser realizado).

A meta do grupo é finalizar o trabalho até abril de 2022, colocando o documento à disposição da reitoria e, se necessário, à consulta pública.

Tags: AlumniEgressos